Fratura do Escafoide

Marcelo Rodrigo

Gordinho que inventou de pedalar e correr. Acha que é mais seguro pedalar na BR 101 do que pedalar na cidade as 18h. Inventa de fazer pedais longos no final de semana e de vez em quando encarar algum Audax

Você pode gostar...

  • Claudio

    ola sou josé tbm estou com essa fratura mais estou com medo do inss nao me afastar pois nao fiz ainda a intervençao cirurgica estou apenas nos exames pre operatório vou ter problemas com o inss será que vai mandar eu voltar a trabalhar pois sou bombeiro civil e meu punho esta travadooo e agora !!!!!! se alguem souber de caso semelhante gostaria de saber obgduuuuuu.

    • Rogerio Thais

      eu a +/- tres anos, em uma partida de futebol jogando como goleiro, fiz uma defesa de mal jeito e fraturei o escafóide do punho direito. na época eu não sabia que tinha fraturado, pois a dor saiu em poucos dias, mas conforme o tempo passava, os movimentos do punho foram diminuindo, e a dor começou a aparecer.
      no fim do ano passado resolvi procurar ajuda médica, e foi constatado a fratura, com desgaste da cartilagem, ou seja, fiquei por mais de 2 anos com um osso quebrado, e não sabia.
      o médico me disse que o único tratamento era cirurgico, com inxerto ósseo retirado da bacia, resolvi fazer. minha cirurgia foi no dia 05/04/13 e agora vo ficar +/- 6 meses cm o braço, punho e dedão engessado, e fora o desconforto te terem tirado um pedaço de osso da minha bacia para colocar no escafóide :-/

      • Uelitom Vitor

        Rogerio Thais

        A minha situação foi exatamente o que aconteceu com voce so que em menos tempo fui ao medico com tres meses depois do fato . Bom gostaria de saber se deu certo a sua cirurgia e se ja esta bem depois de tudo ! Eu ainda vou fazer o retorno com o medico mas ja tirei o gesso e sinto uma dor na região e esta uma pouco inflamado, tenho um pouco de receio da cirurgia !

        • Luciano Floro da Silva

          Boa tarde Ueliton, cai de bike no dia 08/05 , fiquei com gesso durante 10 dias para diminuir o inchaço, fiz cirurgia para colocar um parafuso no dia 18/05, sendo a cirurgia uma opção minha para recuperação mais rapida, não me arrependo, já estou sem gesso e movimentando a mão normalmente!

  • Tebaldo CT

    dia 18 de janeiro 2013 dei de pateta e ca’i de bicicleta em uma rua que conhecia, e sabia das fendas. Resumindo: a roda de tr’az travou e eu continuei a trajetroria. Rolei e na queda sofri uma fissura no cotovelo e pasmem: uma fratura no escaf’oide. Nao cai com a mao espalmada. O unico impacto foi na lateral do corpo e na cotovelo (e de leve na cabeca). O cotovelo em 15 dias de gesso estava sereno. O escaf’oide desde entao me mant’em com gesso, ja fiz varios raios X e ate uma ressonancia, a umas 2 semanas o medico liberou meu dedao do gesso, agora somente o pulso esta` travado no gesso.Somente daqui uma semana para colocar a munhequeira com tala movel, por sabe la deus quanto tempo mais. Ja dei umas pedaladas, leves… mas estou com saudades de me deslocar de magrela pela cidade naturalmente. Nunca forcei ou senti dor, mas o gesso e` desconfortavel demais.

  • Felipe Campos

    Bom dia Marcelo!

    Prepare-se para um verdadeiro teste de paciência. Fraturei o escafóide no início de julho e já estou engessado a 73 dias, ou seja, 10 semanas. Volto no ortopedista em dois dias para reavaliação, ver se o escafóide colou. Caso ele não tenha colado será necessária cirurgia. Lembrando que minha fratura do escafóide foi “sem desvio” (considerada não muito grave).

    Quando a fratura do escafóide é “com desvio” existe a necessidade de imobilização, em alguns casos, por até 12 semanas ou mais e a probabilidade de complicações como Pseudo-artrose por exemplo é grande. Nesse caso é necessária a cirurgia e até a colocação de enxerto ósseo.

    Não podemos deixar de falar também da lenta recuperação através da fisioterapia dos movimentos e força do punho.

    Não sou médico, sou um fraturado assim como você e essas informações todas eu fui adquirindo com ortopedistas durante meu tratamento e com pesquisas na internet.

    Boa sorte!

    Felipe