Aprendendo inglês com método Callan
O método Callan realmente funciona? É eficiente estudar Callan?
Sempre senti a necessidade de evoluir um pouco o meu inglês, já tinha lido um pouco sobre o método Callan, mas continuei com preferência a livros no idioma. Fui tentando assistir séries com as legendas em inglês, fazendo lições em aplicativos como Duolingo, Rosetta Stone, LiveMocha e afins. Sempre autodidata, mas chegou o momento que senti necessidade de aulas presenciais, para desenvolver minha escuta e fala no idioma.
EnglishTown ou Callan?
Vale lembrar que neste período fiz pouco mais de 7 meses de EnglishTown. A plataforma deles é muito boa, os conteúdos e lições são didáticos, além dos inúmeros exercícios de fixação. Você faz aulas em grupo, que são bacanas, mas nem sempre são proveitosas pois volta e meia você pega um aluno que tem muita dúvida. Outro que tem problema no microfone, um com áudio baixo, outro com música indiana no fundo (poderia ser pior, um funk por exemplo).
As aulas particulares são TOP, você chega a ficar sem ar de tanto que conversa e pratica com seu professor. O problema que as aulas particulares – que são excelentes – acabam tornando o curso muito caro. Os valores ficam superiores a um curso presencial se você contratar muitas delas. Como esses período que utilizei havia resgatado em um programa de recompensas, não quis pagar para continuar estudando lá.
Método Callan
Após terminar meu período na EnglishTown, vim acompanhando vários métodos que inúmeras escolas de idiomas utilizam e me interessei muito pelo método Callan. As aulas são diárias e duram aproximadamente 50 minutos que são divididas em:
- 35 minutos de prática oral
- 10 minutos de leitura
- 5 minutos de ditado
Note que 70% da aula prática é de listening and speaking totalmente ativo. Porém durante leitura e ditado, indiretamente você estará lendo em voz alta na leitura e no ditado estará escutando para escrever.
Na prática oral o professor faz perguntas aos alunos num ritmo alucinante sem tempo de te deixar pensar em português. Se você tem dificuldades, rapidamente o professor solta partes da resposta e você vai repetindo até conseguir terminar a frase.
Por definição no site oficial do método Callan:
Queremos que você pratique suas capacidades orais ao máximo, e por isso você sempre formulará frases completas ao falar nas aulas, usando a mesma estrutura gramatical da pergunta. Por exemplo:
Professor: “About how many pages are there is this book?”
Aluno: “There are about two hundred pages in that book.”Dessa forma, você não está apenas respondendo a uma pergunta: está formulando frases completas, com o vocabulário e a gramática que precisa aprender.
A primeira impressão é que você não vai dar conta, mas acredito que logo você pega o ritmo. Qualquer erro na pronúncia, o professor corrige imediatamente e orienta você falar corretamente, rapidamente aprendendo da forma correta. Durante a aula ocorrem ditados e leituras de forma dinâmica, sempre com o acompanhamento verbal do professor, não tem um segundo de silêncio durante a aula e você fica atento o tempo todo.
O que eu mais gostei é que não tem dever de casa, ou raramente tem. Como você faz uma prática e contato diário com o idioma, o método Callan te deixa sempre ativo. Te faz aprender mais rápido, visto com outros métodos que você tem aulas mais longas em menos repetições durante a semana.
Note que diferente de muitos cursos tradicionais, não tem gramática envolvida de cara. Você primeiro aprende a ouvir e falar, para depois se aprofundar na escrita e gramática.
Uma semana experimental
Uma escola que utiliza o método abriu vagas num horário que se encaixava na minha agenda. Durante o contato ofereceram uma semana experimental, fui sem compromisso e com vontade de aprender.
Tive a felicidade (ou não) de ser o único a ter comparecido e praticamente ganhei uma aula particular. Em menos de 20 minutos fiz com a teacher 2 aulas do Level 1 do Callan!
Sugeriu então um teste de nivelamento com outra teacher: foram 15 minutos respondendo perguntas e conversando. A certa altura esgotou meu vocabulário e era difícil formar frases.
Ao final, o veredito: o Callan tem 11 níveis. Meu vocabulário é do nível 5, porém tive várias dificuldades, então fui alocado no nível 4. Nada mal pra quem nunca conversou em inglês ou fez aulas de conversação, certo?
Ainda durante a semana nas outras aulas tive a oportunidade de ter aulas com outros professores. As perguntas são um pouco básicas. Algumas meio sem noção para os dias atuais, mas te forçam a usar toda a estrutura disponível numa conversação. Além de treinar bem seu ouvido pelo menos duas vezes na pergunta do professor.