Audax Balneário Camboriú 200km 2013
Balneário Camboriú, 23 de junho de 2013 – Audax 200 Km.
Um ano depois do Audax BC 200km de 2012, eram as mesmas 4hs da manhã, e eu estava com a bike no transbike entrando na BR 101 em direção a Balneário Camboriú. As 5:30h cheguei em Camboriú no campus da Univali, e o frio estava propício pra pedalar, faziam apenas 7.4c.
Logo encontrei o Dalton Volles, Sandro Quandt, Marcio Franciski, Piero, Francisco Mores – o Xico -, Carletto, Marcio e nos alinhamos para a largada. Com o tradicional passeio por Camboriú na quinta avenida, seguimos para Balneário Camboriú por toda extensão das principais vias da cidade como a Avenida dos Estados, Rua Brasil e Avenida Atlantica.
Passamos também por Itajaí na linda Praia Brava, Cabeçudas, Atalaia, Morcego e Praia do Jeremias. São pequenas praias e enseadas, mas incrivelmente lindas com a belíssima aurora que fazia no domingo frio.
Do centro de Itajaí seguimos até o centro de Ilhota no PC1, onde eu e o Dalton pudemos encontrar um casal de Curitiba que nos ajudou lá no Audax Floripa 200, foi muito bom reencontrar eles, desejamos boa prova e seguimos adiante por Gaspar até a cidade de Blumenau.
Mas, o que seria de um relato de Audax sem reclamar do vento né? Pois foram quase 50km de vento contra, onde estava complicado manter 20km/h. Mas não desanimamos e seguimos em frente. Ao chegar em Blumenau, fizemos a volta no trevo conforme programado e seguimos novamente em direção a Brusque, passando novamente pelo centro de Gaspar.
Na saída de Gaspar encontramos dois jovens de bermuda e regata pedalando de Speed. Viemos eu e o Dalton na companhia deles com uma boa conversa até o centro de Brusque. Eles eram de Botuverá e estavam maravilhados com a idéia de fazer um Audax, gostaram muito da ideia, quem sabe não os reencontre no próximo? Nem lembrei de perguntar o nome deles, o papo estava tão bom que não lembrei mesmo. Neste trecho também passamos pelo PC3 faltando poucos kilômetros para chegar na cidade de Brusque.
Passando por Brusque, veio a famosa subida da Rua Poço Fundo. Ali encontrei um ciclista muito doido de speed de Florianópolis. Rimos muito das dores e dificuldades de subir aquele morro íngrime depois de quase 130km pedalados. Reclamamos muito de Brusque não ter uma mísera panificadora aberta pra comer algo – eram 13h – e na descida do mesmo morro, ele nos ultrapassou e flagramos a bike dele encostada num boteco. Ali comi um bolinho de carne – delicioso, era divino – com dois chocoleites. Mais umas risadas e juntou uma outra ciclista no lanche também.
Seguimos pelo centro de Brusque até o PC3, no caminho tive de parar pra adubar a terra e o Dalton ficou me esperando. Lá pelo PC3 encontramos novamente o Carletto, e seguimos em frente. Ali o desafio era só seguir pelo plano até o Morro Cortado em Itajaí e partir pro abraço, o corpo entrou no modo sobrevivência e tudo seguiu como programado.
Passando pela Avenida do Estado encontrei minha família me aguardando no caminho pra dar um incentivo nos 10 kilômetros finais. Cheguei junto com o Dalton, que foi guerreiro e me acompanhou todo o Audax, pra mais este desafio.
Ficha Técnica Audax 200 Balneário Camboriu
- Cidades Percorridas: Camboriu, Balneário Camboriu, Itajai, Ilhota, Gaspar, Blumenau, Brusque
- Tempo pedalando: 09h 23min
- Tempo Total: 10h 42min
- Largada: 06:12h
- Distância: 200.3 km
- Média: 21.3 km/h
- Água: 6 litros + 2 chocoleites
- Alimentação: 8 bisnaguinhas com queijo magro + 2 bananas + 3 maçãs + bolinho de carne + 2 tangerinas
- Gasto Calórico: 8710 kcal