Audax Floripa 200km 2012
Audax Floripa 2012 era um evento que não estava nos meus planos, visto que já havia feito o Audax Balneário Camboriu este ano, mas mesmo com as inscrições abrindo faltando pouco mais de 40 dias para o último domingo, me inscrevi e fui me divertir no meu segundo Audax este ano.
Fechamos a van do Vitório e da Sonia como meio de transporte e fomos em 8 amigos para Florianópolis: Priscila Quandt, Dalton Volles, Katia Fortuna, Tomio Tomita, Tammy Reis, Claudio Gargia e Marcio Franciski que foi meu parceiro de Audax Balneário Camboriú no último Julho.
Chegamos no sábado para o Congresso Técnico e ali já deu pra sentir que este não estava tão organizado como o último que o Della havia organizado: o congresso técnico já estava acabando, mesmo nós chegando minutos antes do programado. Depois fui ficar sabendo pelo próprio Della que conforme as pessoas iam chegando para retirar seus kits, ele juntava 10 ou 20 interessados e fazia o bate-papo ali mesmo.
Com as devidas anotações e muitas inseguranças a respeito do trajeto – pois não haveria a pintura no chão em todo o trajeto e o mapa não tinha um zoom bom pra acompanhar sem GPS – resolvemos ir a uma pizzaria jantar massas, uma bela pedida pra fazer um estoque de carboidratos.
Com os relatos de alguns amigos que participaram do Audax Floripa 200km realizado em abril deste ano, fui tranquilamente pra mais este desafio por ele ser bem menos desafiador que o de BC (maior engano, ou eles mentiram pra mim ou o Audax de abril tava muito fácil). Marcavam 20 graus quando largamos as 06:08h, o dia mal estava por começar, e como estávamos em grupo e não nos posicionamos bem na largada. Ficamos bem no final de todo o pelotão formado, atrás de nós somente uns 10 ciclistas, no máximo.
Seguimos para o continente e sentido a São José, chegando ao PC1 34km. Até ali era tudo alegria, a média era boa em 26,1km/h, o sol ainda estava baixo e estava fresco, um lindo dia pela frente. O tempo prometia sem uma única nuvem no céu.
Florianópolis tem paisagens e praias lindas. O que me marcou foi atravessar a ciclovia da ponte que leva novamente a ilha: é uma imagem que não vou esquecer tão cedo (e quero fazer mais vezes).
Em direção ao Ribeirão da Ilha, seguimos por um trecho de 44 kilômetros costeando o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro até o PC2 82Km. Até lá não foi moleza pois o sol já começou a aparecer, vários trechos seguidos de morrinhos com o característico sobe e desce, sem contar o pavimento de lajotas horríveis neste trecho, onde a velocidade diminuia bastante mesmo na MTB.
Do PC2, voltamos todo este trecho com destino ao Morro das Pedras até a SC406 terminando no Pântano Sul onde estava o PC3 112Km, com aproximadamente XXkm já pedalados. Um comentário interessante foi a falta de infraestrutura nos PC’s onde muitas vezes não havia mais frutas e água, e quando tinha, a água era morna devido ao forte calor.
Seguindo sentido norte da ilha, fomos até o PC4 167Km – onde o caminho foi mais sofrido pelas intermináveis retas no Rio Vermelho, vento contra que é bem característico daquela região e o delicioso calor de 40 graus que fazia, só que não. Eu cheguei no PC4 com a cabeça fervendo do calor, e só não nos perdemos graças a bons amigos de Curitiba que fizemos no caminho e tinham GPS na bike, pois em Canasvieiras, Ingleses e Jurerê Internacional não havia sinalização no chão.
Do PC4 ao PC5 180Km foram apenas 13 kilômetros e não levamos 30 minutos para chegar lá, onde sentei na grama e dormi encostado numa árvore a sombra por deliciosos 5 minutos, quando acordei parecia que tinha dormido por uma hora. Aquela soneca me fez um bem tremendo, tanto que depois voltei puxando o pelotão a 30km/h, depois de 180km pedalados. Naquela hora senti que havia resgatado as energias que precisava para completar este Audax.
Sem querer, conseguimos agrupar toda a turma que largamos juntos pela manhã e conseguimos todos completar a prova com o mesmo tempo. Quero registrar o agradecimento a todos pelo companheirismo nas melhores e nas difíceis horas deste Audax, que foi maravlihoso. Todos foram guerreiros, alguns não puderam largar, outros enfrentaram dores e problemas que só aparecem num pedal de mais de 100km e ainda assim todos foram exemplo de perserverança para concluir este Audax que pelo vento e calor que fez, foi bem mais difícil que os anteriores.
Ficha Técnica Audax 200 Floripa
- Cidades Percorridas: Florianópolis, São José
- Tempo pedalando: 09h 41min
- Tempo Total: 12h 19min
- Largada: 06:08h
- PC1 07:27h
- PC2 09:49h
- PC3 12:30h
- PC4 15:50h
- PC5 16:12h
- PC6 18:20h (ainda não são os tempos oficiais, quando divulgarem atualizo)
- Distância: 204.5 km
- Média: 21.5 km/h
- Água: 8 litros + 2 litros de água de coco
- Alimentação: 2 sachês de glicogel, 3 bananas, 3 bisnaguinhas com doce de leite, 1 fatia de melancia e uma porção pequena de amendoim japonês
- Gasto Calórico: 8380 kcal – aferidos pelo monitor cardíaco