A temporada dos Audax em SC está chegando, e neste sábado a dona patroa tinha um compromisso até o final da tarde, então resolvi fazer mais um treino de longa distância. Na noite anterior, fui tomar um chopp com os amigos e minha programação era dormir cedo pra acordar disposto no sábado, mas ao chegar em casa uma festa surpresa de aniversário me esperava.
Me diverti muito na sexta a noite e em vez de sair 6h da manhã de sábado, consegui sair de casa só 07:30h. A destino era Blumenau, mas com a saída atrasada o destino ficou um pouco incerto, resolvi pedalar e durante o caminho decidir.
Neblina na BR 101, no óculos formavam pequenas gotas de orvalho
Mas logo o sol apareceu
Não podia faltar – claro – a musa do sofá
Segui por Barra Velha – naquela parada clássica no patrocinador pra tomar um expresso e água gelada – até Piçarras onde encontrei lá pelas 10:30h o Deivi e um amigo dele voltando de um pedal por Piçarras. Como estavam do outro lado da BR, não tive como cumprimentar.
Sorria pra foto #fail
Já em Penha, onde por algumas obras em uma ponte bem próxima a entrada do Beto Carrero, é necessário tomar um pouco de cuidado. O trânsito está com pista simples e sempre há algum motorista mais apressadinho, então segui devagar neste trecho com mais atenção.
BR 101 – Obras em Penha
Ao chegar em Navegantes, resolvi entrar na BR470 mas ao primeiro kilômetro já desisti, intenso movimento de caminhões e de carros, o que me fez optar por uma rota mais segura, onde segui até Itajaí pra passear um pouco. De Navegantes a Itajaí, foi uma hora de vento contra, com um esforço grande pra manter 20km/h no velocímetro.
Desta vez, segui por todo o centro de Itajaí, passei pelo porto, centro, praça central, igreja, estádio e segui pela primeira saída da Univali. Passei pelo Posto Santa Rosa pra passar no departamento pessoal e sai bem mais leve de lá sentido Joinville.
Igreja Matriz em Itajaí
Como não é um Audax de verdade, dá pra curtir mais os destinos :)
O vento ajudou bastante neste trecho e rapidamente eu estava em Piçarras novamente, mas de Piçarras até a porta da minha casa, o vento se fez contra novamente. Na volta já era complicado manter 18km/h sem se desgastar. Resolvi fazer uma parada em Itajuba pra descansar na beira da praia, e foi o suficiente pra repor as energias.
Parada oficial em Itajuba, hora de repor as energias
Em Barra Velha, próximo a polícia federal passou a Van do Vittório com vários bikers de Joinville que foram pedalar em Piçarras e Navegantes. Foi muito legal ouvir as buzinadas de apoio pra seguir viagem.
Foi um ótimo treino, não fui a Blumenau como gostaria, mas se transformou num Audax de 204km com pelo menos 70km de vento contra, estava bom demais. Logo temos o Audax 200 Balneário Camboriú e o Audax 300 Floripa.
Ficha Técnica Pedal
Cidades Percorridas: Joinville, Araquari, Barra Velha, Piçarras, Penha, Navegantes e Itajaí
Tempo pedalando: 09h 04min
Tempo Total: 11h 08min
Distância: 203 km
Média: 22.4 km/h
Elevação: 2138 m
Líquidos: 7,5 litros água + 2 expressos
Alimentação: 5 barras de cereal + 1 sanduíche + 2 pães de queijo