Corrida Semana da Marinha 2015
Esta semana aconteceu a Corrida da Semana da Marinha em São Francisco do Sul e como eu estava há 3 meses treinando com o grupo de corrida da empresa, resolvi me inscrever e ver como se apresentaria minha evolução numa corrida de rua.
A inscrição foi por um valor simbólico de 3kg de alimentos e a prova seria na sexta. Alguns dias antes da prova a Marinha emitiu um simples comunicado de um único parágrafo alterando a prova de sexta para quinta, no estilo “é isso e muito obrigado a todos”.
Neste meio tempo – o Dene – um de nossos treinadores lá da EvoluRun se ofereceu pra ir comigo até São Francisco e me dar um apoio moral na prova. Como eu achei a ideia super bacana, saí do trabalho um pouco mais cedo e fomos lá pro Centro Histórico de São Francisco do Sul, bem na capitania dos portos onde estavam organizando a Semana da Marinha deste ano.
Chegamos lá e logo retirei o kit com a camiseta e começou a rotina de sempre: coloca o chip no tênis, número no peito e vamos pro aquecimento. Depois do aquecimento supervisionado, rolou um bom alongamento e parti pro corredor da largada.
Nesta hora me surpreendeu como em cidade pequena as coisas são mais práticas – ou improvisadas – pois faltavam 10 minutos pra largada e várias ruas ainda não haviam sido bloqueadas e nem demarcadas as distancias da prova. Largamos com 15 minutos de atraso e uma chuva fina deu um tempero especial no paralelepípedo sabão do centro histórico, mas todo mundo foi cuidando pra não cair e uns 600 metros depois já estávamos todos no asfalto.
Durante a corrida eu segui a estratégia do treinador e confesso que o resultado foi muito satisfatório, já no 2º km eu estava passando alguns adversários que haviam me ultrapassado nos primeiros metros da prova. E assim mantive a estratégia, quando ultrapassei um “conhecido” de outra prova e segui com ele me perseguindo até próximo ao final da prova.
Quando chegou o último quilômetro, comecei a aumentar o ritmo e evitar que meu conhecido me superasse na chegada, nos 100 metros finais arranquei forças que não sei de onde vieram, mas que me renderam finalizar a prova em 25’30” – baixando em mais de um minuto o resultado no Circuito de Corrida da Unimed do ano passado, sem contar que abri exatos 20 segundos pro meu “conhecido”.
Apesar de saber que ainda preciso evoluir muito este tempo, confesso que fiquei muito feliz com o resultado e quero continuar treinando pra melhorar esta marca.
Veja minha corrida no Strava (O GPS marcou o tempo bruto)