Netbeans + Tema Twilight + Fonte Monaco
Programar é uma coisa que exige do programador bom conhecimento na linguagem que ele programa. Chega um momento que as coisas começam a se tornar repetitivas e você adota um framework (ou não!) para deixar que tudo o que for chato e repetitivo seja feito por ele. Tudo vai bem até que outro momento você pensa em otimizar melhor ainda seu trabalho (ou o seu ambiente de programação) e decide repensar melhor o editor/IDE que usa para programar.
Todo mero mortal programador vai passar por isso, se você está lendo este texto com certeza está ou já esteve próximo esse pensamento. Poupando melhor o seu tempo, ano passado passei por este mesmo período e fiz o dever de casa avaliando inúmeros editores de uso livre/gratuito para minha plataforma de trabalho e … minha escolha caiu sobre o NetBeans.
Se você esperava um post te convencendo a usar o NetBeans, se deu mal. Sim, ele tem suporte a edição de CSS, geração quase automática de testes unitários, documentação baseada no phpDocumentor, projetos remotos, refatoração de código, trabalho em equipe com SVN/CVS, autocomplete de funções e variáveis e muitos outros inúmeros recursos.

Netbeans com Tema Twilight e Fonte Monaco
Gosto muito de usar o NetBeans com uma fonte que vem no Mac, chamada Monaco e o tema Twilight. Porém sempre encontro problemas ao habilitar diversas versões desta fonte por ela não ser Unicode e por ai vai. Neste cenário, eu escrevi este post para ter guardado para o futuro meu setup pessoal para o NetBeans:
- Instalar o NetBeans (eu instalo somente a versão PHP no meu Ubuntu)
- Instalar o tema Twilight for NetBeans (inspirado no disponível para textmate)
- Ferramentas » Opções » Importar
- Instalar a fonte Monaco Unicode em TTF no Ubuntu
- Copiar para ~/.fonts
- Executar fc-cache -fv
- Configurar o NetBeans para usar a fonte Monaco
- Ferramentas Opções » Fontes & Cores Sintaxe » Categoria » Padrão