Um treino mais longo, que mais se aproximasse de um Audax. Pontualmente as 07:10h eu segui em direção de Itajaí. Por mais que o percurso não tivesse uma altimetria notável – a BR 101 é praticamente plana – a cidade de Itajaí fica aproximadamente 90km de Joinville.
Frio gostoso pra pedalar
De casa, já senti uma leve garoa e o frio apertando com 12c. Eu gosto muito de pedalar no frio, mas garoando ou chovendo já ao sair de casa, não é uma coisa muito legal. Quando cheguei no meu lugar favorito da BR 101 (o km 53, adivinha por que?) já não garoava mais.
Km53 – O melhor da BR101 porque tem a Musa do Sofá
Segui até o pedágio de Barra Velha tranquilamente, neste trecho a bicicleta anda sozinha e o desnível na ida favorece uma velocidade maior. Abastecido de água e de um café expresso no patrocinador oficial, segui viagem.
Trocar a bike por uma carruagem? Não!
Amigo do Tirex?
Por volta de 20km – após Barra Velha – já era possível ver a entrada de Piçarras. Alguns minutos depois já era possível também passar por Penha. Ao chegar no Rio Itajaí Açu – o movimento ali é sempre intenso – utilizei a passarela pra minha segurança. Ela é bem diferente pois é bem estreita (só para pedestres?)
Passarela no rio Itajaí Açu
Eram aproximadamente 10:35h quando cheguei ao Posto Santa Rosa, minha segunda parada com 90km. Já faziam 19c, tirei o corta vento e aproveitei pra ir até uma praia e fazer algumas fotos. Afinal – pedalar é bom – pedalar na praia é melhor ainda.
Pedalando nas praias de Itajaí
Uma breve parada na praia de Itajuba
Comi uma salada de frutas deliciosa e iniciei meu retorno. Segui até a entrada do Beto Carreiro onde a fome falou mais alto e me deliciei com um pastel de queijo colonial com um chocoleite.
Voltando pra casa
Com as energias repostas, tudo foi tranquilo até Barra Velha, onde a garoa voltou e o frio – por sua vez – ficou mais intenso novamente. Uma outra breve visita no patrocinador pra completar de água e mais um café expresso e a bicicleta andou sozinha novamente, porém num ritmo mais confortável, devido ao vento característico deste trecho.
Não foi um Audax 200, mas quase cheguei lá. Fiquei chateado ao chegar em casa e ver que o GPS travou com 56km pedalados, mas isso é algo que acontece. Pedalei 187km, e confesso que só não pedalei um pouco mais pra fechar 200km pois estava uma garoa chata. Nestas horas, queria só chegar em casa, tomar um banho quentinho e tomar um café com a minha família.
Ficha Técnica Pedal
Cidades Percorridas: Joinville, Araquari, Barra Velha, Piçarras, Penha, Navegantes e Itajaí
Tempo pedalando: 07h 41min
Tempo Total: 09h 38min
Distância: 188 km
Média: 24.5 km/h
Elevação: 1678 m
Líquidos: 3,75 litros água + 1 chocoleite + 2 expressos
Alimentação: 5 barras de nuts + 1 salada de frutas + 2 saches de carboidrato + pastel de queijo + pão de queijo