Audax 200 Balneário Camboriu
Balneário Camboriú, 22 de julho de 2012 – Audax 200 Km.
Acordei as 4hs da manhã, tomei meu banho e revisei se não havia esquecido nada. Encontrei o Alexandre e junto com minha esposa fomos para Camboriú, largada deste Audax. Encontramos inúmeros amigos e companheiros que fariam este Audax ser um momento mágico. A ansiedade é tamanha que eu colocava a presilha do lado errado para fixar a identificação na bike.
Ficamos esperando o momento da largada, mal acreditava que eu realmente estava junto a mais 200 ciclistas largando num Audax. Eis que o megafone dá as últimas dicas e anuncia a largada, o corpo arrepia inteiro e a bike começa a movimentar com a primeira pedalada. Eram 6:15h e o dia ainda estava escuro e frio, mas o coração já batia em mais de 130 bpm, o sonho estava começando.
Foco, atenção. Curtir o momento. Passar pela beira mar em Balneário Camboriú e ver uma alvorada magnífica, era só o começo de um grande dia. Em poucos kilometros encontrei minha irmã fotografando todo o pelotão, emoção a mil em ouvir ela gritar “vai lá Marcelo!”.
O trajeto até o PC1 foi um verdadeiro passeio, foram 50 kilômetros que eu nem senti as pernas fazendo esforço para pedalar. A recepção do PC1 foi algo que nunca ouvi falar num Audax: sem filas, água, banana, maçã, tangerina e bisnaguinhas com doce de leite. Tudo embalado por um DJ, parecia uma verdadeira festa. Nos empolgamos tanto que acabamos ficando uns 30 minutos nesta primeira parada.
Acredito que toda esta festa serviu pra nos preparar pelo que vinha pela frente: 30km de vento em sentido contrário. A estrategia foi revezar no vácuo para manter um bom ritmo, mas conseguimos vencer este desafio. Levamos quase 3h para concluir um trajeto que poderia ter sido feito em 2h, o vento realmente foi um tempero surpresa até o PC2.
Chegando no PC2, tentei repor ao máximo as energias pois o próximo trajeto seria o mais exigente. Por mágica minha esposa apareceu com uma lasanha, que foi com certeza a melhor que eu já comi na vida. Algumas garfadas na lasanha e segui em frente para subir a serra que liga Brusque a Nova Trento, e para fazer este trecho mais especial ainda, a organização fez o trajeto de forma que subíamos esta serra na ida e na volta até o PC3, tudo pra deixar este Audax mais interessante.
No PC3 era visível o esgotamento físico de vários colegas deste Audax, inclusive o meu. Os 702 metros de subida depois de 100km já pedalados foram um desafio a parte, que naquele ponto somando 150km faziam pensar que os 50km finais – relativamente planos – seriam um banho maria até a chegada: leve engano.
O vento que pegamos na parte da manhã e que deveria nos favorecer a tarde – pois estávamos voltando – resolveu ser contrário novamente, por pelo menos uns 10km. Nestas horas eu nem sentia mais meu corpo, o preparo psicológico era tanto e a vontade de persistir e completar este Audax me faziam esquecer de qualquer dor no corpo.
Nos kilômetros finais – mais subida – confesso que senti o corpo doer. Por todo o trajeto eu evitei olhar o velocímetro para não despertar a ansiedade na kilometragem restante, mas nos 10km finais eu acompanhei cada metro ser computado pelo velocímetro, e a cada metro eu sentia a menor molécula de ar que fosse entrar e passar pelo meu corpo.
No kilômetro final eu e o Marcio – que acompanhei por todo o trajeto – já começamos a comemorar, um falava para o outro que faltavam poucos metros e que o grande momento estava chegando. Foi um mix de alegria, dor e vontade de chorar: tamanha a felicidade.
Na chegada fomos recepcionados pelas respectivas esposas e confesso que eu tinha vontade de pedalar mais, eu não queria descer da bicicleta. Era um prazer imenso e indescritível estar ali depois de 12 horas e 209km percorridos, o sonho de completar um Audax não era mais sonho, já era realidade.
Ficha Técnica Audax 200 BC
- Cidades Percorridas: Camboriú, Balneário Camboriú, Itajaí, Ilhota, Gaspar, Brusque, Nova Trento, São João Batista
- Tempo Total: 12h 15min
- Largada: 06:10h
- PC1 08:20h
- PC2 11:14h
- PC3 15:13h
- PC4 18:20h
- Distância: 209.4 km
- Média: 22.3 km/h
- Água: 5 litros + 1 litro de isotônico
- Alimentação: 8 sachês de glicogel, 2 bananas, 5 bisnaguinhas com doce de leite, 1 maçã, 1 tangerina, 2 picolés de goiaba, 6 cubos de chocolate, 1 porção 250g de lasanha de frango
- Gasto Calórico: 8450 kcal – aferidos pelo monitor cardíaco