Técnica Pomodoro: foco e produtividade sem procrastinação
Se eu falar que a partir de hoje você vai produzir o dobro que produz, trabalhando com períodos de 25 minutos e descansando 5 minutos entre eles, você acredita? Espere, e se eu acrescentar que a cada 4 períodos completados você pode descansar um período também de 25 minutos?
Estranho não?
Mas basicamente é isso que a Pomodoro Technique ensina.
Facilidade
Por tempos todos procuramos soluções eficazes para melhorar nossa produtividade, todas elas muito complexas, difíceis de colocar em prática e que no fim acabavam só virando siglas para a nossa sopa de letrinhas.
Há aproximadamente 45 dias venho usando a técnica Pomodoro diariamente quando estou desenvolvendo, e acabei me surpreendendo com a quantidade de pomodoros que são concluídas x interrupções.
Como Funciona?
No início do dia, reserve 1 pomodoro (25 minutos, lembra?) para organizar seu dia. Parece brincadeira, mas depois você vê que faz muito sentido.
Trabalhe focado por 25 minutos em uma mesma tarefa sem interrupções. Eu falei sem interrupções?
Finalizando seu pomodoro, vá curtir um intervalo de cinco minutos (Twitter? Yeah!)
Ao final de 4 pomodoros, faça um intervalo mais longo porque ninguém é de ferro. Eu levo isso a sério e uso 1 pomodoro pra descansar (sem interrupções, yeah!)
Você precisa de:
papel
caneta
algo que marque o tempo
A cada pomodoro, marque um X ao lado da tarefa. Muita gente fala em timer de cozinha pra controlar o tempo. Eu gosto de usar o FocusBooster.
Interrupções
A cada interrupção, anote a tarefa/urgência em questão, e coloque-a numa lista chamada URGENTES NÃO PLANEJADOS.
Faça um pomodoro com TODAS estas tarefas, assim que possível, e resolva suas pendências, uma a uma.
Vantagens
Sensação de dever cumprido e um domínio sobre uma coisa difícil de manusear: O SEU TEMPO. Sua percepção sobre o tempo gasto e tempo disponível vai mudar completamente do que você tenha hoje em mente.
Desvantagens
Nem todos são adeptos desta técnica, e muitos dias você verá que teve o tripo de interrupções dos pomodoros completados. Invariavelmente você vai trocar o termo “horas” por “pomodoros” para qualquer atividade que irá calcular tempo necessário.
Conclusão
Enfim … é uma técnica maravilhosa que é fácil de colocar em prática e que no mesmo dia vai te mostrar que é possível ser produtivo em ciclos de 25 minutos, com a sensação de dever cumprido.