Review Samsung Galaxy 5 Android
Depois da morte do meu Q11 decidi que meu próximo celular seria um Android. Com o bolso apertado, resolvi ficar de olho nos aparelhos mais em conta pois apesar de ser um heavy user, não estou numa época de poder investir tanto num smartphone.
Abaixo dos 700 reais, o Samsung Galaxy 5 é realmente uma alternativa interessante, pois comprei o meu na Americanas por R$464 em 10x sem juros, realmente um preço muito atrativo para um hardware capaz de suportar o Android, nem vou tentar comparar um iPhone, Milestone 2 ou Galaxy S aqui porque não há comparação nesta faixa de preço.
O Android que vem instalado nele é o 2.1 Eclair, é possível pegar a firmware de versão 2.2 Froyo diretamente pelo aplicativo Kies disponibilizado pela Samsung Brasil. O que era o medo de muitos consumidores da Motorola e LG com as recentes ausências de atualizações para o Froyo, graças a Deus não aconteceu com o Galaxy 5 que tem já disponível sua atualização oficial.
Apesar de ter um processador de 600Mhz e 128MB de Ram, o celular é bem potente e vem equipado com um mini SD de 2GB (substituído por um de 8Gb), permite expansão até 16GB via miniSD, melhorando bastante a capacidade de armazenamento.
O aparelho não vem escrito Google na traseira, mas sim somente o ícone do robozinho Android o que me agradou por ser discreto e elegante. Na questão de visual, ele lembra muito o visual da linha Corby da própria Samsung, herdando cantos arredondados e visual frontal desta linha. Há teclas físicas para atender/desligar chamadas, botão home, voltar, OK e direcionais na parte inferior do aparelho.
A tela é de 2.8 polegadas com uma resolução QVGA de 240 x 320 pixels. O que deixa o aparelho pequeno, discreto e nem dá a pinta de ser um smartphone. Como contra posso citar que não há suporte para multitouch ou pinch, não sei se por limitação de hardware ou software, pelo pouco tempo de uso.
Um destaque interessante foi o suporte ao Swype, um padrão super bacana de digitação em telas touch, onde você desliza seu dedo pela tela parando nas letras onde quer construir a palavra, e ela automaticamente é inserida, sem necessidade de ficar catando milho ou tecla por tecla. No começo o swype parece ser não muito produtivo, mas depois de alguns minutos ele torna-se insuperável na agilidade para inserção de textos no Android.
Pra quem está acostumado com o iOS vai sentir uma diferença bem grande para o visual do Android, apesar de o review ser sobre o aparelho achei interessante comentar sobre isso. Outro ponto interessante a notar é que neste aparelho a Samsung enviou o Android com pouquíssimas modificações no sistema operacional, ao contrário de outros fabricantes que tem customizado bastante o sistema operacional. Acho isso um ponto positivo por poder customizar o sistema operacional da minha forma, com liberdade.
O touch é capacitivo e se comporta bem melhor que outros aparelhos de baixo custo, porém não chega a superar um iPhone, principalmente nos cantos da tela onde a sensibilidade parece ser bem menor. Notei também que conforme você vai usando o touchscreen, o Android vai personalizando e aprendendo como você toca a tela, melhorando a experiência do usuário.
Uma das vantagens sobre o iPhone é a liberdade de enviar fotos e músicas (qualquer arquivo) por bluetooth com qualquer dispositivo, nativamente. O Android conta também com um poderoso gerenciador de arquivos sem precisar fazer nenhum jailbreak ou gambiarra pra isso. Outra coisa interessante é também poder instalar aplicativos sem acessar a Android Market, tanto pela internet como pelo cartão SD, outro sonho de consumo pelos proprietários de iPhone sem jailbreak.
O aparelho tem A-GPS, que é o sistema de posicionamento global por auxílio de conexões de dados e posicionamento de antenas GSM, mas também conta com um GPS por hardware que permite você instalar qualquer aplicativo GPS com mapas atualizados e usar o mesmo offline, sem gastar um tostão qualquer com conexão de dados ou 3G. Aplicativos como nDrive, Sygic Mobile e outros estão disponíveis por preços bem atraentes na Android Market com atualizações garantidas para este aparelho, mesmo com a pequena tela presente no aparelho.
A camera é realmente uma decepção neste telefone. Não que quantidade de megapixels seja sinonimo de qualidade, mas as lentes são de construção muito simples, sem autofocus e o processamento de imagens é muito fraco, resultando num péssimo conjunto para fotos, escanear códigos, etc.
Se você tem dinheiro disponível, recomendo fortemente investir num Samsung Galaxy S 2 ou em um iPhone 4. Se você tem menos de 700 reais, o Galaxy 5 é efetivamente o melhor custo x benefício neste segmento, uma excelente escolha por um preço bacana.
Prós
- Preço super acessível para um Android (R$464)
- Hardware decente, superior ao Milestone 2 na parte gráfica
- Atualização para Android Froyo 2.2
Contras
- Tela pequena (pra mim não foi problema, mas pode ser pra você)
- Camera com péssima ótica